Sonhário - No ArtWall do Shopping Leblon até 25 de Fevereiro
Olá todes!
Está em exibição o trabalho Sonhário que fiz como parte do projeto ArtWall do Shopping Leblon. A mostra tem curadoria da Chris Laclau do Artmotiv.
Sonhário é uma instalação feita com pinturas recortadas montadas sobre madeira e fixadas na parede com peças de metal, trazendo para outra escala o trabalho que venho fazendo em papel cortado com alfinetes. A ideia não é apenas fazer um apanhado de sonhos, mas sim tentar utilizar a estrutura imagética e poética dos sonhos como chave para pensarmos nossa realidade. Seguem abaixo algumas imagens e o texto curatorial.
Detalhe de Sonhário
SONHÁRIO – Pedro Varela
Como um caleidoscópio onírico, onde abundam referências afetivas pictóricas de personagens, objetos e locais reais e imaginários, a obra hipnotiza o observador com infinitas possibilidades de conexões com suas próprias memórias.
O mosaico composto por incontáveis pinturas individuais recortadas e dispostas em diferentes planos, numa profusão de cores, rostos, coisas e paisagens, captura irresistivelmente o olhar ao propor hiperlinks para lembranças, lugares e situações impressas no inconsciente coletivo.
O resultado propõe um estado paradoxal entre a ordem e a desordem, onde a confusão superficial, percebida em primeira e apressada conclusão, culmina no amálgama entre público, criação e criador. Um momento raro de pausa e reflexão. Uma confusão que acalma e refresca. Um “reset” no cotidiano.
Sonhário, título concebido para a obra de Pedro Varela, sintetiza a intenção do artista de compor um “dicionário de sonhos”, um álbum de fragmentos em que ficção e realidade se mesclam como prosa e poesia, razão e emoção. Passado, presente e futuro simultâneos em lâminas do multiverso.
À distância, a coleção de imagens compõem uma mancha que sugere uma abstração, mas, próxima, revela-se num aglutinado de paisagens não lineares, emaranhadas em perspectivas múltiplas, que nos arrastam por viagens paralisérgicas.
Uma experiência que combina percepção alterada e realidade aumentada.
Commentaires