top of page

Colagem como forma de pensamento - segundo semestre 2020




Olá! Estão abertas as inscrições para a aula Colagem como forma de pensamento. As aulas são oferecidas pelo Parque Lage em duas turmas, uma na quarta e outra na quinta. Seguem abaixo mais informações sobre a aula:


Semestral 2020.2

Turma 1: 12 de agosto a 10 de dezembro

Quartas, de 15h às 17h

Turma 2: 13 de agosto a 11 de dezembro

Quintas, de 17h às 19h

R$1485,00 ou 5x R$ 297,00


COLAGEM; ARTE CONTEMPORÂNEA; ARTE MODERNA; INSTALAÇÃO; FOTOGRAFIA

SOBRE A colagem é um dos procedimentos chave para se compreender a imagem da modernidade até os dias de hoje. Apesar de todas as mudanças que estamos vivendo nas últimas décadas, a colagem, como forma de pensar e não apenas como um meio, continua sendo mecanismo importante para a produção visual, e sua compreensão é necessária para analisarmos a produção de imagens na atualidade.

Desde Picasso e Braque, no início do século XX, passando pela pop art de Richard Hamilton até chegar na contemporaneidade com suas edições digitais e realidade ampliada, a colagem tem sido um mecanismo que norteia boa parte da produção visual. Podemos dizer que, anteriormente as primeiras colagens de Picasso e Braque, a idéia de tal prática ou edição de imagens já permeava a produção visual. Basta ver a organização espacial dos elementos presentes na composição de uma pintura da Idade Média, ou mesmo em um retrato renascentista, no qual a figura posando para o artista em seu estúdio se sobrepõe a um fundo pintado com uma paisagem exterior.

Pensar a colagem hoje é um desafio mas, também, um ótimo exercício de percepção da imagem que permite ao aluno ver de forma diferente sua construção no seu aspecto formal, técnico e conceitual.

CONTEÚDO O curso abordará a colagem de forma ampla, entendendo-a como um recurso erramenta para lidar com a imagem e não apenas como mais um meio. O curso se desenvolverá através da prática de exercícios propostos pelo professor. Outra forma de participação ativa será a apresentação de trabalhos previamente produzidos pelos alunos do curso. . Ao longo do curso, haverá um acompanhamento crítico dos trabalhos, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma poética singular de cada participante.

Nossa dinâmica de aula é dividida em 3 partes: provocação, exercício e análise.

PROVOCAÇÃO Consiste na apresentação do professor de artistas que irão nortear os exercícios propostos. Importante afirmar que a ideia não é copiar e sim buscar um ponto de partida no processo criativo individual de cada aluno.

EXERCÍCIO Exercícios práticos serão propostos a partir de imagens disponibilizadas pelo professor. A partir desses, o aluno começa a desenvolver uma prática que será acompanhada, visitada e trabalhada em conjunto com o professor. Referências e tópicos de estudo serão disponibilizados para todxs os alunxs.

ANÁLISE Trocas entre alunxs e professor que se darão na plataforma digital disponibilizada para o curso. Os trabalhos serão apresentados e discutidos nos encontros. Além da plataforma digital para as aulas, será desenvolvido um Instagram no qual os trabalhos dos alunxs será postado.

DINÂMICA Aula por videoconferência. Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula

PÚBLICO Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e pessoas com processos artísticos em andamento.

REFERÊNCIAS ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. Vol. 1. São Paulo, Brasiliense, 1994.

BELL, Julian. Uma Nova História da Arte. São Paulo: WMF Martins Fontes. 2008.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará, 2002.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 1995.

RECURSOS NECESSÁRIOS Acesso à internet Computador ou celular com câmera Material para recorte como livros, revistas e outras imagens impressas de interesse do aluno Papel com gramatura superior ou igual a 180 Tesoura Estilete Pincéis e cola para papel

SECRETARIA – Todos os cursos online emitem certificado. – A matrícula online não oferece desconto. – A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

Pedro Varela é artista visual e vem expondo seus trabalhos no Brasil e no exterior, tanto em instituições como Caixa Cultural, Instituto Valenciano de Arte Moderno, MAM/ RJ e MAR, como em galerias comerciais como Xippas, Zipper A Gentil Carioca, Luciana Caravello e Enrique Guerrero. Utiliza diferentes meios para construir o corpo de seu trabalho, levando um raciocínio de colagem para meios como pintura, desenho, instalação e escultura.

Commenti


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page